EQUIPAMENTOS
O edifício localiza-se num terreno com uma pendente considerável, inserido num complexo desportivo e nas proximidades de um centro escolar e de superfícies comerciais. A rede viária, os enfiamentos visuais e a orientação solar definiram a sua implantação. A edificação é basicamente composta por dois volumes paralelos de planta retangular, cujo programa funcional se distribui em três pisos, um dos quais em cave parcialmente enterrada. Para além das piscinas, o equipamento possui ginásio, campos de squash e health-club.
A nave principal possui uma estrutura treliçada de madeira lamelada que define o ambiente de dois tanques e da bancada. É rematada nos topos nascente e poente por superfícies generosas de vidro, protegidas e controladas por lâminas solares orientáveis. Pontualmente são rasgados vãos que permitem vistas sobre a restante zona desportiva, nomeadamente sobre os campos de ténis. A orientação do complexo permite tirar partido da incidência solar, manifestada fundamentalmente nas zonas dos tanques. Além disso, desfruta dos enfiamentos visuais para sul e nascente, funcionando como edifício miradouro. Um pequeno anfiteatro exterior destaca-se na frontaria do edifício, permitindo a dinamização de atividades polivalentes como complemento ao equipamento.
Este projeto foi submetido a uma análise técnica em ecoeficiência, tornando-o num modelo de aplicação prática da construção sustentável. Foram implantadas soluções em ecoeficiência e sustentabilidade, destacando-se a instalação de coletores solares térmicos, a instalação de um sistema de captação de água da chuva e de uma mini etar (infraestrutura para tratamento e aproveitamento de águas residuais). Trata-se de um edifício dotado de soluções em sustentabilidade e construção sustentável, que possibilitam simultaneamente uma redução substancial de custos fixos de operacionalidade e a maximização de conforto e funcionalidades no dia-a-dia das instalações.
- LOCALQuinta Velha, Estarreja
- DONO DA OBRAMunicípio de Estarreja
- ESTABILIDADE E BETÃO ARMADO, REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, REDES DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS E PLUVIAISPedro Santiago, Engenheiro Civil
- INSTALAÇÕES MECÂNICAS PARA AVAC E AQS, TRATAMENTO DE ÁGUA DOS TANQUESMagalhães Teixeira, Engenheiro Mecânico
- REDE DE GÁS NATURALTelmo Costa, Engenheiro Mecânico
- INFRAESTRUTURAS ELÉTRICAS E TELECOMUNICAÇÕESVitor Lopes, Engenheiro Eletrotécnico
- SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOMacieira de Castro, Engenheiro Eletrotécnico
- ESTUDO E CONSULTADORIA EM ECOEFICIÊNCIAJoaquim Guedes, Consultor / Ecoinside
- EXECUÇÃO DE PROJETO2004/2007
- EXECUÇÃO DE OBRA2008/2010
- CONSTRUTORPatrícios SA
- FOTOGRAFIAMiguel Rolo